21 de agosto de 2017

Viagens | França - Grottes de Bétharram


Nestas férias tive a oportunidade de voltar a visitar Lourdes, no sul de França, e explorar novos locais das própria cidade e das redondezas. Um desses locais foi as Grutas de Bétharram, situadas na zona dos Pirinéus Franceses. 

Ao longo de 2,8 km e dos seus vários pisos, podemos ver formações naturais de estalactites e estalagmites, tetos que parecem esponjas, figuras de animais, e água a cair no solo. O percurso é feito por um guia e, apesar de não haver nenhum em português, o que nos acompanhou falava espanhol e dava para perceber perfeitamente o que ele ia dizendo. Além disso, em algumas zonas, havia gravações em português que nos explicavam o que estávamos a ver. 



A maioria do percurso é feito a pé, por zonas planas e por escadas, e na parte final percorremos o rio através de um pequeno barco, numa viagem de cerca de um minuto, e posteriormente, de comboio até à saída da gruta, durante 700 metros. Toda a visita tem a duração de cerca de 1h30 e a temperatura no interior ronda os 14ºC, encontrando-se as grutas encerradas nos meses de maior frio. 



 (podem ver que esta rocha parece um elefante)

Apesar de ser uma visita cansativa, vale bem a pena fazer o percurso e conhecer esta beleza natural. Foi, sem dúvida, uma experiência única!


4 comentários:

Obrigada por visitares o meu cantinho e deixares o teu comentário!