16 de junho de 2017

Doar sangue


No passado dia 14 e, por coincidência Dia Mundial do Dador de Sangue, fui doar sangue. Nesta campanha já o tinha feito antes, mas da última vez não tinha conseguido porque os valores da minha hemoglobina estavam baixos. Desta vez, estava tudo em condições normais para que pudesse fazer a minha doação e assim foi. 



Nem todas as pessoas estão em condições de serem dadoras, porque existem determinados requisitos básicos:

- Podem doar sangue todas as pessoas com bom estado de saúde, com hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 kg e idade compreendida entre os 18 e 65 anos.  Para uma primeira dádiva o limite de idade é aos 60 anos.

- A doação de sangue pode ser feita de 4 em 4 meses pelas mulheres e de 3 em 3 meses pelos homens.


Além destes, existem outros relacionados com doenças e situações específicas da saúde de cada um, como por exemplo:

- Ter feito tatuagem ou piercing há menos de 4 meses;
- As mulheres não podem estar grávidas nem a amamentar, nem terem feito um parto ou aborto há menos de 6 meses;
- Ter ingerido bebidas alcoólicas até 24h antes da doação;
- Não ter dormido pelo menos 6h antes da doação;
- Ter recebido uma transfusão de sangue há menos de 1 ano;
- Ter sido submetido a uma cirurgia há menos de 4 meses, caso não tenha havido qualquer complicação;
- Ter mudado de parceiro sexual há menos de 6 meses.

Antes da colheita é necessário preencher um questionário onde estão incluídas perguntas relacionadas com estas situações que, posteriormente, serão vistas pelo médico. Durante a consulta com o médico, é medida a nossa tensão e retiram uma gota de sangue do dedo para saber o tipo e se estamos ou não em condições para doar. Após a autorização do médico, somos encaminhados para as enfermeiras para procedermos à recolha de 450 ml do nosso sangue. 

Após a recolha, é-nos aconselhado a ingerir bastantes líquidos, evitando as bebidas alcoólicas. No entanto, há certas coisas que não são aconselhadas nas 12h seguintes:

- Fazer exercício físico intenso;
- Apanhar sol;
- Não fazer grandes esforços com o braço de onde foi feita a recolha;
- Operar com gruas, equipamento industrial, pilotar aviões, conduzir veículos pesados.

Podem fazer as vossas doações nos Centros de Sangue do IPST, no Porto, em Lisboa e em Coimbra, nas Administrações Regionais de Saúde, e em sessões móveis de colheita por todo o país, que podem consultar aqui.  

Sei que há imensas pessoas que têm medo de agulhas, mas doar sangue não custa nada e pode fazer a diferença. São 30/45 minutos do nosso dia a fazer algo que vai ajudar alguém e que é completamente seguro. Hoje somos nós a doar, mas amanhã poderemos estar do outro lado, a precisar. 


Deixo-vos alguns links com informações úteis para quem quiser saber mais sobre doação de sangue:


6 comentários:

  1. Óptimo post e um óptimo exemplo que estás a dar (= é como dizes, nunca sabemos quando vamos ser nós a precisar e, mesmo que nunca precisemos, não custa nada e pode fazer a diferença na vida de alguém

    ResponderEliminar
  2. Já à algum tempo que ando a pensar nisso mas ainda não o fiz. Talvez brevemente.

    http://acasadabrancadeneve.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Acho que é cada vez mais importante posts como estes! Infelizmente, além de não ter ainda idade para poder doar sangue, também não tenho o peso indicado e não sei se isso me permitirá algum dia poder doar sangue - algo que quero muito fazer. No entanto, tenho pessoas na família que praticam tal ato bondoso com regularidade, o que me deixa imensamente feliz! :)
    Beijinhos grandes! ✨

    https://bloomblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Concordo absolutamente! Não sei se alguma vez estarei dentro dos limites para doar sangue, mas é algo mesmo importante :) E gostei de ler as informações todas aqui :P

    ResponderEliminar
  5. Eu digo orgulhosamente que sou dadora desde 2009!!

    ResponderEliminar
  6. Eu sou doadora de sangue e acho que se as pessoas tiverem possibilidade de o fazer que o façam. É um gesto que pode ajudar muito!

    ResponderEliminar

Obrigada por visitares o meu cantinho e deixares o teu comentário!